Objetivo
A Melhoramentos, com base em sua tradição em produtos florestais e compromisso com inovação sustentável, identificou a necessidade crescente do mercado por alternativas ao plástico de uso único. Com isso, lançou a embalagem Biona, feita de fibra de celulose e com alta performance ambiental e funcional. O produto surgiu pela demanda dos consumidores conscientes e por uma visão estratégica da empresa. O objetivo era desenvolver um item que unisse praticidade, resistência e sustentabilidade, atendendo à indústria alimentícia e contribuindo com a redução de resíduos e emissões de carbono.
Solução
Para viabilizar a Biona, a Melhoramentos investiu R$ 40 milhões em uma nova fábrica em Camanducaia (MG), além de firmar parceria estratégica e adquirir participação na startup israelense W-Cycle, detentora da tecnologia patenteada usada nas embalagens. A inovação está na barreira à base de celulose, resistente à água, óleo e calor, aplicada à polpa moldada, o que permite que o produto vá do freezer ao forno a 220 °C, com desempenho superior às embalagens plásticas convencionais.
A solução é totalmente personalizável, tem produção local e garante agilidade ao mercado. Com capacidade inicial de até 80 milhões de unidades por ano e possibilidade de expansão, a Biona representa um marco na produção sustentável nacional e na transição para uma economia de baixo carbono.