Da sustentabilidade ao branding
Embalagens em papel apresentam inúmeras vantagens, da sustentabilidade ao branding, graças aos seus principais diferenciais:
- biodegradabilidade;
- reciclabilidade;
- versatilidade.
Neste infográfico estão detalhados 10 motivos para escolher embalagens em papel.
1. Origem renovável
100% do papel fabricado no Brasil vem de árvores plantadas para essa finalidade.
O papel provém de fontes renováveis, como florestas manejadas de forma sustentável, onde novas árvores são plantadas para substituir as colhidas. Isso torna o papel uma escolha ecologicamente responsável.
2. Personalização
O papel permite inovação no design e oferece uma excelente superfície para impressão.
Acabamento de alta qualidade para a impressão em várias técnicas, o que viabiliza embalagens atraentes e que estimula a promoção da marca em seus pontos de contato com o público.
3. Reciclabilidade
64% das embalagens de papel usadas no Brasil são recicladas.
A maioria das embalagens de papel é altamente reciclável, contribuindo para a redução de resíduos em aterros.
4. Biodegradabilidade
O papel se decompõe totalmente em poucos meses no ambiente.
Por ser derivado de fontes renováveis, o papel é naturalmente biodegradável: contribui para minimizar
o impacto ambiental ao retornar à natureza de maneira segura. O uso de embalagens de papel é uma prática sustentável, promovendo um ciclo de produção, consumo e descarte responsável.
5. Estoca carbono
45% da massa de uma embalagem de papel é composta por carbono sequestrado.
Durante a fotossíntese, as árvores retiram CO₂ da atmosfera, transformando-o em carbono, que é armazenado nas fibras de papel, contribuindo diretamente para a redução do CO₂ atmosférico. A produção e reciclagem do papel emitem significativamente menos carbono comparado a outros materiais, ajudando a reduzir a pegada de carbono das empresas que adotam essa solução.
6. Versatilidade
O papel pode ser moldado em várias formas, tamanhos e tipos de embalagem.
O papel atende mais de 20 setores diferentes no Brasil. Dependendo da demanda, embalagens de papel podem aguentar mais de uma tonelada de peso.
7. Segurança alimentar
Proteção contra contaminações e conservação dos alimentos frescos.
Muitas embalagens de papel são adequadas para o contato com alimentos, tanto in natura como preparados.
8. Consumidores preferem
87% da população brasileira prefere marcas sustentáveis.
O uso de embalagens de papel é percebido positivamente pelos consumidores. Empresas que adotam o papel podem aumentar sua reputação e atratividade no mercado, reforçando um posicionamento ambientalmente responsável e conectado com o futuro.
9. Impermeabilidade
Papéis impermeáveis, em diferentes níveis, permitem contato com alimentos com excelente desempenho.
Embalagens de papel preparadas para o contato com líquidos podem receber tratamentos por finas camadas que otimizam sua resistência em contato com água ou gordura.
10. Proteção
O papelão ondulado é ideal para armazenamento e transporte de produtos.
Embalagens que oferecem excelente proteção para produtos frágeis ou volumosos.
Papel embala produtos de inúmeros setores
Considerando sua aplicação prática, as embalagens em papel podem ser primárias – em contato direto com o produto – ou secundárias em inúmeros setores da economia, tais como: Hortifrutícolas; Floricultura; Avicultura; Varejo; Químicos; Alimentos; Bebidas; Farmacêutico; Perfumaria e Cosméticos; Plásticos e Borracha; Brinquedos; Utilidades Domésticas; Mecânico; E-commerce; Delivery e Take Away; Material Elétrico e de Comunicações; Têxteis, Vestuário, Couro e Calçados; Produtos Perigosos.
Embalagens sustentáveis, escolhas conscientes
As embalagens de papel tangibilizam o compromisso das marcas com a economia circular e ampliam sua competitividade junto ao consumidor, que cada vez mais tem preferido comprar de marcas engajadas em causas relevantes e autênticas (sem greenwashing).